O Instagram é uma das maiores redes sociais da atualidade. O que começou como um simples aplicativo para publicação de fotos, hoje é uma robusta plataforma que permite postar imagens e vídeos, e até mesmo comercializar produtos, com um sistema de pagamento integrado, dentro do perfil.
E, assim como em outras redes sociais, há sempre uma busca por mais e mais seguidores para replicar o seu conteúdo. Principalmente se você quer seguir uma carreira onde o Instagram será a sua principal ferramenta de trabalho.
Embora pareça algo bobo, uma estratégia muito utilizada para impulsionar o seu perfil é transformá-lo em uma conta comercial do Instagram. O principal motivo é que dessa forma você consegue colocar seus dados para contato caso alguma página ou empresa queira fazer uma parceria.
Além disso, também é preciso que o seu perfil seja comercial dentro do Instagram, caso você queira criar anúncios para impulsionar o seu perfil na rede social. Entretanto, sobre isso, falaremos com mais detalhes ao longo do texto.
Embora óbvio, essa talvez seja a dica mais valiosa da lista. Afinal, do que adianta tantas estratégias se o seu conteúdo não é de qualidade? Ou seja, ele não traz boas imagens, vídeos mal editados, ou algo do tipo.
Para isso, invista bastante na produção do seu conteúdo, como a utilização de aplicativos para a criação de artes, ou softwares para a edição de vídeos para o Reels. Além, é claro, de abusar da criatividade para se destacar dentro da rede social.
O algoritmo do Instagram é para muitos um objeto indecifrável. São muitas as pessoas que trabalham diariamente tentando entendê-lo, criando regras e estratégias, que muitas vezes acabam não dando certo. Entretanto, uma delas é bem antiga e funciona até hoje: a regularidade das postagens em seu perfil.
Para isso, crie horários fixos para a publicação do seu conteúdo. Como a linha de tempo do Instagram não é organizada pelo horário das postagens, como acontece por exemplo no Twitter, o seu post pode simplesmente ficar perdido em meio a muitos conteúdos.
Com um horário certo para as publicações, os seus seguidores saberão quando poderão acessar o seu perfil e conferir coisas novas.
Como o próprio nome sugere, nas redes sociais é muito importante criar uma relação mais próxima com seus seguidores, Para isso, é preciso responder comentários em publicações, dúvidas enviadas por mensagens, ou realizar outros tipos de interação quando há menções à sua página.
Em perfis com muitos seguidores, interagir com todos eles pode ser um tanto complexo, mas ao mesmo tempo é vital. Uma vez que muitos usuários podem simplesmente desistir de te seguir pelo simples fato de não encontrar uma conexão com a página.
Para quem trabalha com redes sociais, é fundamental acompanhar as tendências do momentos. Por exemplo, recentemente o app Lensa se tornou uma mania no Instagram.
Nele, é possível criar avatares baseados em suas fotos, utilizando a inteligência artificial do próprio software. Com isso, a rede foi inundada com seus usuários criando suas ilustrações e compartilhando com seus seguidores.
Uma boa forma de impulsionar o seu perfil, e consequentemente ganhar novos seguidores, é criar interatividade no Instagram. Além das famosas curtidas e comentários nas postagens, também é possível que os usuários compartilhem a sua publicação em seus respectivos Stories.
E por falar em Stories, o próprio Instagram disponibiliza ferramentas para criar interação entre seu perfil e seus seguidores. Entre elas, há as Enquetes, Perguntas, e a recente opção “Sua Vez”.
Nela, é possível criar uma brincadeira onde todos que clicarem naquela caixa, seguidores ou não, podem aderir ao trend postando uma foto com o tema em questão.
Com a popularidade do TIkTok, o Instagram implementou em sua plataforma o Reels. Eles são vídeos curtos similares ao que a rede social rival apresenta.
E para brigar com seu concorrente, a estratégia adotada pela Meta foi dar um espaço especial para eles, fazendo a famosa visualização infinita, onde você pode assistir a inúmeros vídeos diferentes e aleatórios, apenas deslizando a tela para cima.
Hoje em dia, as redes sociais contam com diversos recursos para ajudar na acessibilidade. O principal deles é em relação a utilização de legendas. E se a tarefa de legendar um vídeo era uma tarefa difícil, o próprio Instagram conta com uma ferramenta que cria legendas automáticas a partir do áudio da postagem.
Mas, como ela não é 100% assertiva, você também pode optar por utilizar softwares para legendar os seus vídeos. A vantagem é que muitos deles permitem fazer a correção manual de palavras, e até mesmo formatar o tipo de fonte e cor que as letras da legenda terão.
O Instagram adotou recentemente a possibilidade de fazer postagens junto a outros perfis. Nesse caso, a imagem ou vídeo publicado em uma página, automaticamente é exibida em outra, caso seja aceita pelo usuário ou empresa.
Caso você precise muito conquistar novos seguidores no Instagram, há também a alternativa de promover postagens do seu perfil para que a própria rede social faça o trabalho de buscar novas pessoas para o seu perfil. Entretanto, é preciso pagar à plataforma para fazer esse tipo de amostragem automática.
A vantagem é que dentro das ferramentas nativas do próprio Instagram, você consegue especificar um determinado público para mostrar uma determinada postagem. Por exemplo, em um perfil de um restaurante da grande São Paulo, é possível especificar a região onde os usuários irão visualizar o post, assim como também os gostos dessas pessoas.
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